domingo, 31 de agosto de 2014

Morre Peret: Cigano e Rei da Rumba Catalã


A cultura cigana perdeu, na última quarta (27/08), um dos seus grandes representantes no ramo da música: Peret. O músico espanhol, que há meses lutava contra um câncer, é considerado o Rei da Rumba Catalã.

Pedro Pubill Calaf (seu nome verdadeiro) nasceu em 24 de março de 1935 (signo do Punhal na astrologia cigana) em Mataró (um assentamento cigano em Barcelona). Na década de 50, Peret ganhou fama com uma rumba diferente em que o violão espanhol também era usado nas alegres canções.

Nos anos 80, Peret largou tudo e virou pastor de uma igreja evangélica na Filadélfia, nos Estados Unidos, mas essa mudança radical de vida durou cerca de dez anos. Nos anos 90, o cigano voltou às suas origens e á música. Em 1992 lançou o grande sucesso "Gitana Hechicera" e também marcou presença nos Jogos Olímpicos de Barcelona.



Outros sucessos de Peret são: "Gitano Antón", Rumba pa ti", "El Muerto Vivo", Borriquito  como tú", "Don Toribio, entre tantos outros. "Como me gusta" - o último álbum do cantor - foi lançado em 2008, mas o artista estava preparando seu primeiro disco completo em catalão quando foi diagnosticado com câncer.

Que Peret seja emissário da alegria do mundo cigano onde quer que esteja lá no plano astral! OPTCHÁ!



1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário