quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Mitologia e Ciganos

Asgard: A cidade mágica que os deuses nórdicos habitavam
Desde que me entendo por gente eu curto Mitologia. Confesso que não lembro bem como foi meu primeiro contato (talvez tenha sido algum filme ou aula de história...), mas o fato é que deuses e deusas sempre me fascinaram. 

Séries, filmes, contos relacionados ao tema mitologia (nem precisa ser o foco, basta apenas se passar na época dos deuses antigos... rs) eu costumo ter interesse. Tenho até "O Livro de Ouro da Mitologia", só para terem uma ideia de como curto o assunto.

Quando eu era mais nova me questionava se não era "cultura inútil" ler sobre essas coisas. Com o passar dos anos, fui entendendo que a mitologia (seja grega, romana, nórdica, ou qualquer outra) era uma forma dos povos antigos passarem de geração e geração suas experiências de vida, visões de mundo e até retratar a alma humana. Além, é claro, de impor a moral vigente e agregar valores na sociedade da época.

Ter acesso a histórias de tempos tão remotos, para mim, já é fascinante. É certo que sofreram algumas adaptações, versões, mas a "lição" permaneceu intacta... Tanto que as histórias se repetem em  diferentes culturas - com panos de fundos diferentes devido a adaptação - mas com a mesma "moral". No livro "Segredos das Cartas Ciganas", da autora Sibyla Rudana (descendente de ciganos húngaros), para facilitar a aprendizagem do que simboliza cada naipe, ela conta uma historinha que aprendeu quando era criança com a família.  Elas costumam começar assim: Certa vez um cigano...
Lá pelo meio do conto eu pensei: Perai! Eu conheço essa história... Na página seguinte lá estava o correspondente dela na Mitologia Grega. Aí nesse momento entendi que não é por "acaso' o meu interesse a vida todo nesse tipo de estudo... Se bem que como espírita, eu já sabia que o "acaso" não existe. Isso só foi comprovado através das Cartas Ciganas...

Inspirados pela Mitologia e pelo Baralho Lenormand, virão pela frente postagens de estudo de naipe baseado no livro citado acima. Espero que gostem e seja útil!!!

E por falar em ciganos e lendas, relembrem a música "Hijo de La Luna". Essa bela canção conta a seguinte história: Uma cigana queria muito se casar. Pediu insistentemente a Lua para que arranjasse um marido para ela. A Lua fez então um pacto com a mulher. Ela se casaria, mas em troca, teria que dar-lhe o primeiro filho da união. A cigana aceitou. E a Lua afirmou: "Aquela que sacrifica o seu próprio filho para não ficar sozinha não parece amá-lo muito".

E assim começa essa trágica e dramática história de adoção. O cigano que se casou com a cigana que fez o pacto com a Lua, ao ver o bebê branco como a neve e de olhos acinzentados (nada a ver com o biotipo físico dele ou da esposa) entendeu que só poderia ser uma traição dela. Daí começa o drama que você saberá o desfecho ouvindo a versão de Sarah Brightman... Rs

Vale lembrar que na cultura cigana, as mulheres (principalmente as mais velhas) é que praticam cartomancia, dom que emana justamente da Lua.


Nenhum comentário:

Postar um comentário